Para visualizar o conteúdo necessita do plugin Flash Player
Factos históricos
 
A Etanor – Empresa de Turismo e Águas do Norte, S.A. iniciou a sua actividade em Junho de 1994 através de embalamento de água de nascente da marca Serra da Penha. Nessa altura, e de forma a utilizar toda a capacidade instalada, iniciou-se também o embalamento de marcas de distribuição. Essa vertente comercial foi posteriormente abandonada devido às reduzidas margens que gerava.
 
Em 1997 iniciou-se a produção de refrigerantes, mais concretamente, bebidas de extracto, cuja marca era propriedade da sua accionista Proleite, S.A., cliente exclusivo desta empresa.
 
Em 1999 foi constituída a Etanor/Penha – Produção Alimentar e Consultoria Técnica, S.A., com o capital social de 1.250.000 € detido maioritariamente pela Lactogal.
 
Desde a sua criação, a Etanor/Penha, S.A. beneficiou das sinergias de pertencer ao grupo Lactogal, sendo a gestão de algumas unidades organizacionais realizadas com a colaboração dos departamentos do grupo.
 
Em 2001, a estratégia da Etanor/Penha, S.A. foi redefinida, tendo-se decidido desenvolver produtos inovadores na área das bebidas, mais concretamente no segmento das tisanas (chás). Consequentemente decidiu-se adquirir um novo sistema de preparação e enchimento, renovar a imagem das embalagens e substituir o fabrico de embalagens de injecção pelo sopro de pré-formas. Nesta altura, foi ainda negociado com a uma empresa multinacional do sector alimentar o embalamento da sua marca comercial de refrigerante em embalagem PET.
 
Em 2007, o grupo Lactogal decidiu implementar o sistema informático SAP, em todas as unidades, de modo a uniformizar procedimentos e optimizar recursos e processos. A Etanor/Penha, S.A. esteve envolvida no processo desde o início, tendo participado na definição e parametrização do programa, de forma a dar resposta a todas as suas necessidades. A implementação do sistema SAP foi transversal a todos os processos, tendo, em 2009, sido concluída com a área da Produção.
 
A implementação do SAP aproximou os modelos de gestão da Etanor/Penha, S.A. e de todas as empresas do Grupo Lactogal. Com a implementação do SAP, a ligação com a Lactogal torna-se mais evidente com a criação de unidades de serviços partilhados e a consequente transferência de competências para estes, a saber: Gestão de Recursos Humanos, Sistemas de Informação e Serviços Administrativo-Financeiros.
Para visualizar o conteúdo necessita do plugin Flash Player
Lactogal